OS CUIDADOS DA VOZ COM JEANNE MASCARENHAS..




A voz é produto não apenas de fatores biológicos, mas também de fatores psicológicos e sociais. É através da voz que passamos informações do tipo: estou ansioso, seguro, nervoso, sou autoritário, estou me sentindo inferior nesta relação, pouco compreendido, quero te dar ordens e instruções, etc. Em outras palavras, o sentido implícito da mensagem é transmitido pela voz.

Há fatores sobre os quais não temos controle. Aqui estão incluídas as características físicas das pregas vocais. Por exemplo, vozes femininas com timbre mais agudo que as masculinas estão ligadas à espessura das pregas vocais e/ou dimensões da laringe. Assim como ocorre com os instrumentos musicais, as vozes femininas são similares às cordas de um violino que geram sons agudos, enquanto as de um violoncelo, por exemplo, geram sons mais graves. As vozes masculinas estão ligadas a um tecido mais espesso das pregas vocais, o que permite uma vibração menor.

Há no entanto maneiras de se controlar outras variáveis que auxiliam a manutenção de um adequado padrão vocal. O importante é ficar atento a flutuações significativas na qualidade vocal, caso tais manifestações passem a se tornar mais recorrentes, com intervalos menores entre os períodos de ocorrência. Portanto, se a rouquidão perdurar por mais de quatro semanas sem estar ligada a fatores alérgicos, gripes ou resfriados ou se a sensação de garganta seca for constante; se ocorrer perda freqüente da voz, se houver cansaço ao falar, ardor ou pigarros em excesso, procure ajuda especializada.

1 comentários:

Cítila Souza disse...

Amigo,seu blog esta muito interessante.....
Mas se vc quiser eu te ajudo em como colocar uma caixinha de mensagens, para as pessoas poderem escrever p vc..........Fique com Jesus!

Postar um comentário

Create your own banner at mybannermaker.com!