Teatro: O ator Antônio Petrin comemora 40 anos de carreira no palco



O Globo Teatro desta semana fala sobre o monólogo “Só os Doentes do Coração Deveriam Ser Atores”, que é baseado em fatos reais e está em cartaz em São Paulo. A peça, escrita e dirigida por Eduardo Figueiredo, é inspirada no depoimento de um artista polonês cardíaco, transcrito no livro “Além das Ilhas Flutuantes”, do autor e diretor italiano Eugênio Barba.

No papel de Jacek está o ator Antônio Petrin, que comemora 40 anos de carreira. Ao longo de todo este tempo, Petrin já atuou em mais de 40 peças, dirigiu 12, além de inúmeros trabalhos na televisão e no cinema.

Teatro: uma aventura nos mares com o ator Chico Diaz em ‘Moby Dick’



O Globo Teatro desta semana fala sobre o espetáculo “Moby Dick”, dirigido por Aderbal Freire-Filho, que está em cartaz no Rio de Janeiro. A peça é uma adaptação do romance homônimo do autor americano Herman Melville e retrata a obsessão do Capitão Ahab, vivido por Chico Diaz, contra a terrível baleia branca Moby Dick que arrancou sua perna.

O ator conta que entrou no projeto de uma maneira inesperada:

- Contatei o Aderbal pra saber da possibilidade de ele me dirigir em um monólogo que ambiciono fazer em breve e ele me respondeu com o convite para embarcar nessa fantástica aventura que é “Moby Dick”, e não poderia ter sido melhor.

Paula Burlamaqui e Daniel Alvim encaram peça de Pinter



O fato de não saber "como fazer" motivou o diretor teatral Francisco Medeiros a querer participar da montagem da peça "O Amante", do autor inglês ganhador do Prêmio Nobel de Literatura Harold Pinter (1930-2008), a convite dos atores Paula Burlamaqui e Daniel Alvim. "Para mim interessa fazer porque eu não tenho a ideia de como se faz isso aqui", foi o que disse a eles o diretor sobre o texto de 1963 que mostra a convivência de um casal e os jogos amorosos criados pelos parceiros para manter o relacionamento conjugal. Além de ser a primeira obra de Pinter dirigida por Medeiros, a comédia dramática, que estreia no Teatro Nair Belo, em São Paulo, na sexta-feira, dia 13 de agosto, também é a primeira parceria profissional dos ex-namorados Paula e Daniel Alvim.

Claro que, agora, a poucos dias da estreia, o diretor já sabe o que quer levar ao palco. Isso se deve aos intensos dois meses de ensaios para se descobrir todas as camadas, nuances e máscaras das personagens Sarah e Richard, casados há dez anos. "São seres humanos vivendo com muita vitalidade, muita energia e muito prazer uma sucessão de colocar e tirar máscaras, brincar de trocar identidades numa relação conjugal", diz ele. "A esperança da gente, pela maneira que estamos lendo a peça do Pinter, é que isso de alguma forma chegue na plateia de uma maneira que ela seja provocada e possa se perguntar ''o que eu tenho a ver com isso?'' Mesmo que seja solteiro, viúvo ou completamente contrário ao casamento."

Teatro: História da Gaivota e do Gato que a ensinou Voar!



Uma gaivota, vítima da poluição de uma maré negra, confia o seu pequeno ovo a um gato, chamado Zorbas, pedindo-lhe para cumprir três promessas: não comer o ovo; cuidar dele até nascer a gaivotinha; e, por fim, ensiná-la a voar. Zorbas pede então ajuda a três amigos (Colonello, Sabetudo e Barlavento) para tentar levar a cabo a estranha missão de cuidar da gaivotinha. Depois de passarem por muitos perigos para cumprirem as duas primeiras promessas, eles têm que recorrer a alguém muito especial para os ajudar a cumprir a terceira - ensiná-la a voar ! Mas, para isso, têm que quebrar o tabu dos gatos...
Create your own banner at mybannermaker.com!