SAIBA COMO PREVENIR MELHOR.
Acne é uma doença inflamatória da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros. As vezes, os poros bloqueados se infeccionam aparecendo bolhas cheias de pus. Muito comumente se coça ou espreme essas bolhas, causando o agravamento da infecção e podendo deixar cicatrizes ou manchas. A acne é caracterizada em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo polissebático, obstruindo o poro da pele. Isto impede a saída de sebo pelo orifício. O acúmulo de sebo libera algumas substâncias que irritam a pele, causando inflamação, e é um meio propício para as bactérias se desenvolverem – notadamente, a Propionibacterium acnes.
#PREVINA: - Lave bem o rosto com um sabonete próprio para pele oleosa. Vale falar com um dermatologista para saber qual é o melhor produto para você e com qual frequência deve usá-lo: uma, duas ou três vezes por dia.
- Use secativos. Eles não acabam com a espinha na hora, mas reduzem pela metade o tempo que ela vai te incomodar.
- Escolha produtos oil- free ou em gel. Essa dica vale para o protetor solar (que deve ser usado todos os dias) e o hidratante.
- Esfolie a pele do rosto uma vez por semana. O atrito da pele com as partículas do esfoliante retira sujeiras que nem sempre saem só com o sabonete.
- Tire bem a maquiagem antes de dormir, principalmente base, pó e corretivo. Esse é um bom jeito de evitar que os poros acumulem sujeira e inflamem, o que leva à formação da espinha.
- Não mexa na pele com as mãos sujas. Essa mania só vai levar mais bactérias ao rosto! Cutucá-las, nem pensar.